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Como Transpirar Confiança

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Significado de confiança
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A autoconfiança refere-se à sua crença em suas habilidades, qualidades e capacidade de ter sucesso.

Ter confiança em si mesmo não é apenas importante para sua saúde e bem-estar, mas também pode afetar a forma como você é percebido pelos outros.

As pessoas que exalam confiança tendem a ser vistas como mais capazes e confiáveis.

Infelizmente, nem todos se sentem confiantes em suas habilidades.

Por exemplo, você pode se sentir mais inseguro em determinadas situações ou configurações.

Em outros casos, sentimentos de ansiedade ou baixa auto-estima podem interferir na sua capacidade de agir com segurança.

Felizmente, há coisas que você pode fazer para exalar confiança em qualquer situação, mesmo quando não estiver se sentindo 100%.

E, como diz o velho ditado, às vezes você só precisa fingir até conseguir. Em outras palavras, agir com confiança pode realmente desempenhar um papel na melhoria de sua autoconfiança.

Este artigo discute algumas das coisas que você pode fazer para exalar confiança e autoconfiança e maneiras de alcançar uma auto-imagem mais positiva.

Concentre-se em seus pontos fortes

Quando você está em uma situação em que quer parecer confiante, pode ser útil se concentrar nas habilidades e habilidades nas quais você se sente mais confiante.

Escolha algo que você sabe que é bom. Em seguida, concentre-se em destacar ou projetar essa qualidade. 

Ao liderar com seus pontos fortes, você se sentirá mais seguro e empoderado, o que também pode ajudá-lo a projetar uma sensação de confiança.

Mudar o foco para seus pontos fortes pode ampliar essas habilidades e minimizar as coisas sobre as quais você se sente menos confiante.

Como suas habilidades e talentos se tornarão maiores em sua mente, você se sentirá mais capaz e realizado no momento em que mais precisar projetar esses sentimentos.

Fale você mesmo

Comece a perceber a conversa interna que você usa quando está em situações em que está tentando exalar confiança.

Você se envolve em uma conversa interna negativa?

Exemplos disso podem incluir pensar consigo mesmo que você vai cometer um erro ou que não pode lidar com a situação. 

Embora você possa pensar que esses pensamentos não são tão importantes, eles podem ter um sério impacto na sua capacidade de permanecer confiante.

Ao pensar regularmente em pensamentos negativos sobre você e suas habilidades, você pode acabar se convencendo de que realmente não tem o que é preciso para ter sucesso.

Falar negativamente consigo mesmo leva a crenças autolimitantes; quanto mais você diz a si mesmo que não pode fazer algo ou que é ruim em alguma coisa, mais provável é que acredite.

Prejudica a motivação e pode até contribuir para sentimentos de depressão.

A conversa interna positiva, por outro lado, tem se mostrado fortemente associada ao sucesso. 2

Se você tende a se envolver em uma conversa interna negativa, comece a reformular seus pensamentos para ser mais positivo e otimista.

Por exemplo, você pode se lembrar de que existem lados positivos em todas as situações.

Falar consigo mesmo de forma positiva é uma ótima maneira de aumentar seu senso de autoeficácia para que você se sinta mais capaz de ter sucesso e lidar com o que estiver enfrentando.

Prepare-se para o sucesso

Priming é um fenômeno no qual ser exposto a um tipo de estímulo pode afetar a forma como você responde a um estímulo subsequente.

Você pode utilizar essa tendência preparando-se para a positividade e o sucesso. 

Por exemplo, a pesquisa descobriu que, entre os atletas, as atividades de preparação focadas em objetivos levaram a um aumento da autoconfiança.

Para os atletas, isso pode desempenhar um papel essencial em seu desempenho e sucesso atlético.

Lembre-se do sucesso passado

Uma maneira de preparar sua mente para ajudá-lo a exalar confiança é pensar em um momento em que você se sentiu bem-sucedido ou poderoso.

Passe alguns minutos escrevendo sobre a experiência.

É mais provável que você carregue esses sentimentos de poder com você no futuro.

Em um experimento, os pesquisadores fizeram com que os participantes se lembrassem de um momento em que se sentiram poderosos.

Depois, os participantes escreveram uma carta de inscrição ou foram entrevistados para um emprego.

Juízes independentes que leram essas cartas e observaram essas entrevistas descobriram que aqueles que foram estimulados ao relembrar suas próprias experiências com o poder tiveram um desempenho significativamente melhor.

Busque inspiração

Procurar pessoas confiantes que você admira, ler declarações inspiradoras ou repetir um mantra motivador também pode ser uma maneira de aumentar sua confiança quando precisar.

A chave é escolher modelos realistas ou declarações que reflitam metas alcançáveis.

Embora você possa ficar tentado a se animar com citações aspiracionais ou afirmações de bem-estar, pesquisas sugerem que você deve ter cuidado ao selecionar citações motivacionais.

Isso ocorre porque citações inspiradoras irreais ou excessivamente positivas às vezes podem sair pela culatra. 

Por exemplo, a pesquisa descobriu que as pessoas que têm baixa auto-estima realmente se sentem pior quando encontram um feedback excessivamente positivo.

Portanto, procure coisas que o ajudem a se sentir inspirado ou confiante, sejam citações motivacionais ou outros tipos de mensagens.

Apenas certifique-se de escolher coisas que realmente ajudem e não prejudiquem sua confiança.

Evite fazer comparações

Embora encontrar fontes de inspiração positiva possa ajudá-lo a transmitir confiança, é importante evitar se comparar desfavoravelmente com outras pessoas.

Quando você faz essas comparações, seja olhando para o desempenho, aparência ou outras qualidades, isso pode fazer com que você se sinta pior consigo mesmo.

Comparações sociais ascendentes em particular, ou contrastar-se desfavoravelmente com pessoas que parecem “melhores” do que você de alguma forma, podem ser particularmente prejudiciais.

De acordo com um estudo, fazer tais comparações leva a sentimentos de inveja.

Quanto mais inveja as pessoas sentem, pior elas se sentem sobre si mesmas.

Da próxima vez que você se comparar ou sentir inveja, mude seu foco para suas próprias forças e habilidades.

É ótimo admirar as pessoas e se sentir inspirado por elas, apenas tome cuidado para evitar ciúmes ou inveja.

Aceite novos desafios

Embora você possa ser tentado a simplesmente evitar as situações que o deixam menos confiante, isso pode realmente aumentar sua ansiedade e diminuir sua fé em suas habilidades.

Pesquisas descobriram que praticar as coisas que você teme pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar a autoconfiança.

Isso não significa que você deve se jogar em uma situação para a qual não está preparado. Assumir muito e falhar pode realmente fazer você se sentir menos capaz a longo prazo. 

Em vez disso, tente gradualmente praticar coisas que você acha intimidantes – seja fazer um discurso ou fazer networking em um evento profissional.

Isso pode ajudá-lo a construir confiança em sua capacidade de ter sucesso nessas circunstâncias.

À medida que você dá mais passos para ganhar experiência e conhecimento nessas áreas, pode construir uma base sólida que alimentará sua confiança sem correr o risco de contratempos que possam afetar negativamente sua auto-estima.

Domine seus nervos

Pessoas confiantes tendem a parecer relaxadas e à vontade, mesmo em situações de alta pressão. Transpirar confiança muitas vezes envolve encontrar uma maneira de lidar com sentimentos de ansiedade. 

Algumas coisas que podem ajudar a acalmar seu nervosismo nesses momentos:

  • Lembre-se de que as outras pessoas não o veem da mesma maneira que você se vê . Você pode se sentir nervoso por dentro, mas isso não significa que outras pessoas possam ver essa ansiedade. As pessoas têm outras coisas em que pensar, incluindo suas próprias preocupações, então lembre-se de que elas não estão focando em você tanto quanto você pensa que estão.
  • Tome algumas respirações profundas. Pesquisas descobriram que a respiração profunda pode ser uma ferramenta altamente eficaz para aliviar sentimentos de ansiedade em momentos estressantes.
  • Aceite suas emoções. Lembre-se de que não há problema em ficar nervoso e todo mundo se sente incerto e ansioso às vezes. Esses sentimentos não controlam o resultado. Em vez de julgar suas emoções ou tentar evitá-las, aceite-as e lembre-se de que seus sentimentos não refletem necessariamente a realidade.

Praticar técnicas de relaxamento, como visualização e relaxamento muscular progressivo, também pode ajudá-lo a acalmar sua mente e corpo em situações estressantes. 

Transmita confiança com a linguagem corporal

Uma linguagem corporal confiante pode fazer você se sentir mais seguro e competente. Sinais de linguagem corporal que podem ajudá-lo a se sentir mais no controle incluem:

  • Em pé com os dois pés firmemente no chão
  • Evitando inquietação
  • Fazendo contato visual com outras pessoas
  • Espelhando a linguagem corporal de outras pessoas

Praticar essas posições do corpo e sinais de antemão pode ajudar. Procure oportunidades para colocar sua linguagem corporal em prática e preste atenção em como você se sente como resultado.

Em uma “TED Talk” sobre linguagem corporal, a psicóloga social Amy Cuddy sugeriu que usar “posturas de poder” sinaliza ao seu cérebro que você está mais confiante.

Esses sinais ajudam a diminuir os níveis de hormônios do estresse no corpo, o que pode ajudá-lo a se sentir mais relaxado e confiante. 

Usar uma linguagem corporal poderosa pode ajudá-lo a projetar confiança e até mesmo ajudá-lo a se sentir mais seguro.

Resumo

O melhor de trabalhar na projeção da confiança externa é que, eventualmente, isso ajuda a melhorar seus sentimentos internos de confiança.

Isso pode levar algum tempo e prática, mas, eventualmente, você pode aprender a exalar confiança por fora e senti-la mais fortemente por dentro.

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